A Lei 53/91 de 7 de Setembro através do seu artigo nº 1, veio estabelecer o processo da constituição dos símbolos Heráldicos das autarquias locais. Vem assim disciplinar a sua ordenação e o direito de uso dos mesmos. Foi sem dúvida uma importante medida para a identificação clara, de cada uma das autarquias, através dos seus próprios símbolos, nomeadamente o brasão de armas, o selo e a bandeira.
Hastear a Bandeira da Freguesia num edifício público é um acto simbólico, que constitui a identificação de um povo e a afirmação da sua identidade.
A simbologia heráldica de uma unidade territorial autárquica não se resume a um simples acto gráfico, efémero, mas sim à elaboração fundamentada de um símbolo que vai marcar, de forma indelével, a própria história do seu povo, pelo que deve ser conhecido e bem aceite por todos os seus elementos.
O brasão deve obedecer a regras básicas que se prendem com a simplicidade e univocidade. Deverá ser original e apresentar um certo equilíbrio nos seus elementos construtivos. Foi dentro destes princípios que a Freguesia de Prado – S. Miguel, procurou elaborar e fazer aprovar os seus símbolos heráldicos.
Foram considerados os valores que a identificam, nomeadamente a sua história, as suas tradições e a sua actividade económica predominante. Desde logo foram realçados elementos fundamentais, determinantes para a ordenação do brasão da Freguesia de Prado – S. Miguel. Em primeiro plano a sua religiosidade, devoção e fé cristã, bem como o seu património histórico e arquitectónico.
Foi também determinante a ligação desta freguesia com a natureza e exploração dos seus recursos, a salientar, o trabalho na agricultura, sem duvida um dos principais aspectos económicos de Prado – S. Miguel.
Seleccionados os temas a figurar no brasão, houve que os simbolizar, segundo as regras heráldicas.
Assim escolheu-se a balança com a espada flamejante, simbolizando o seu padroeiro S. Miguel, bem como o apego deste povo à fé cristã.
As duas parras simbolizam o principal sector de actividade económica, que é a agricultura.
Mas na Heráldica também são muito importantes as cores (esmaltes e metais) que por sua vez procuram estabelecer regras simbólicas.
Para o Brasão de Prado – S, Miguel escolheu-se o VERDE, representando o espírito solidário destas gentes, prosperidade e progresso.
PRADO (SÃO MIGUEL)
Escudo de verde, espada alçada de lâmina flamejante de prata, guarnecida de ouro, sobreposta e uma balança do mesmo; em chefe, duas parras de prata. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda em maiúsculas a negro : PRADO SÃO MIGUEL VILA VERDE .
In: D.R.III Série nº 77, de 01/04/03
Para a Bandeira escolheu-se o OURO, que representa a força e a nobreza de um povo.
Amarela, cordão e borlas de ouro e verde. Haste e laça de ouro.
Selo, nos termos da Lei, com a legenda: JUNTA DE FREGUESIA DE PRADO S. MIGUEL – VILA VERDE.